• +244 930 565 583 / 222 722 292
  • ecoromy.lda@gmail.com
  • Luanda
Blog
Fertilização do solo

Fertilização do solo

A fertilização do solo é o processo que consiste na aplicação de fertilizantes, também conhecidos como adubos, em uma área de plantio para repor os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cultivos.

Tipos de fertilização do solo

Fertilização Orgânica: Como o próprio nome indica, essa técnica consiste no uso de fertilizantes de origem orgânica, ou seja, que são produzidos naturalmente. Em geral, esse tipo de adubo é obtido através da decomposição de folhas e frutos no solo, assim como de excrementos (fezes) de origem animal.

Fertilização Mineral: Neste tipo, utiliza-se fertilizantes de base mineral, também conhecidos como inorgânicos ou sintéticos, que são produzidos a partir da extração de minerais e utilizam substâncias químicas. Por serem feitos em laboratório, permitem uma maior dosagem dos nutrientes necessários (como o nitrogênio, fósforo e potássio).

Fertilização Verde: A adubação verde é um processo de fertilização natural muito empregado em áreas de cultivo que oferecem a possibilidade de rotação. De forma resumida, essa prática consiste em alternar o cultivo padrão com a plantação de leguminosas que oferecem nutrientes ao solo. Alguns exemplos são: feijão-de-corda, gramíneas, leucena, milheto, entre outros.

Fertirrigação: A fertirrigação, também conhecida como fertirrega, é uma técnica que consiste na aplicação conjunta de irrigação (água) e de fertilização (adubo). Resumidamente, os fertilizantes são diluídos em água e distribuídos no solo por meio de uma técnica de irrigação, que pode ser por gotejamento ou aspersão, por exemplo

Enviar mensagem
Eco-Romy serviço de jardinagem e paisagismos
Olá,
Posso ajudar?